Impactados pela presença
Confira visitas ao Baixo Sul da Bahia que marcaram o ano de 2016
27 de janeiro de 2017
Confira visitas ao Baixo Sul da Bahia que marcaram o ano de 2016
27 de janeiro de 2017
O ano de 2016 foi marcado por encontros transformadores. Estudantes, parceiros, investidores, jornalistas e Integrantes Odebrecht viajaram ao Baixo Sul da Bahia e puderam vivenciar como a educação contextualizada, a geração de trabalho e renda, a cidadania e o respeito ao meio ambiente se dão na prática. O resultado foi um grande intercâmbio de experiências entre visitantes e beneficiários dos programas apoiados pela Fundação Odebrecht.
Um deles aconteceu em janeiro, quando a jornalista Marcela Caetano e o fotógrafo Felipe Gabriel da Silva, da Revista Dinheiro Rural, entrevistaram agricultores familiares que conquistaram, em 2015, a certificação socioambiental da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), identificada pelo selo Rainforest Alliance Certified™. Juntamente com a equipe da Organização de Conservação da Terra, instituição que apoiou para que o grupo de 17 produtores conseguisse o feito, eles viram de perto o cumprimento de normas que respeitam a conservação dos recursos naturais. A visita se transformou em uma reportagem impressa e publicações nos canais digitais do veículo.
O ano também foi de descobertas para os dois grupos de estudantes de jornalismo que participaram do Programa Correio de Futuro, do Jornal Correio*, em 2016. Em junho e novembro, eles conheceram casas familiares, cooperativas e áreas reflorestadas com certificação internacional. Tudo foi registrado pelas lentes e gravadores dos futuros repórteres, que utilizaram o material coletado para matérias e conteúdos audiovisuais.
Já em setembro, duas grandes visitas ocorreram. No dia 06, a Fundação recebeu os vencedores do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável do México como parte da premiação, conquistada por meio de um projeto voltado para o reflorestamento e comercialização de plantas endêmicas ameaçadas de extinção. Já nos dias 14 e 15, foi a vez dos executivos da Mitsubishi Corporation encontrarem os adolescentes beneficiados pela Casas Familiares. Desde 2009, a instituição é parceira das unidades de ensino em prol de uma educação contextualizada, que visa a formação de novos empresários rurais na região.
Entre os meses de setembro e dezembro, quatro visitas foram realizadas por mais de 100 Integrantes da Braskem, de unidades de norte a sul do país. Comum a todos, a emoção em conversar com adolescentes que eles apoiam por meio do Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação. “Sou Agente do Futuro desde o ano passado, mas nunca tinha vindo até aqui e visto um projeto de perto. é diferente, porque conseguimos visualizar a grandeza deste trabalho”, disse Crisnei Spitti, da unidade de Camaçari (BA). Os Integrantes também foram impactados com o trabalho do Instituto Direito e Cidadania (IDC), que integra a vertente cidadã do Programa PDCIS, da Fundação.
Além desses encontros, estudantes de diversas instituições do País e representantes do setor privado e público também marcaram presença na região. No decorrer do ano, cerca de 40 visitas foram realizadas.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!