Live debate aprendizados em monitoramento e avaliação de programas sociais
Encontro reuniu representantes da Fundação Norberto Odebrecht e do Fundo Vale
20 de junho de 2023
Encontro reuniu representantes da Fundação Norberto Odebrecht e do Fundo Vale
20 de junho de 2023
Avaliar e medir os efeitos de programas socioambientais pode ser uma tarefa árdua, mas é essencial para a reflexão, aprimoramento e ampliação da transformação gerada. Neste contexto, o que é possível aprender com profissionais que atuam com monitoramento e avaliação no terceiro setor? E como as experiências de organizações que promovem o impacto podem inspirar novas e melhores abordagens de avaliação?
Para abordar estas e outras questões, a Fundação Norberto Odebrecht realizou, na última terça-feira (20), a live Medir o Impacto – Aprendizados em Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais. Com a participação de Juliana Vilhena, líder de Gestão de Impacto e Inovação Socioambiental no Fundo Vale; e de Jonas Nogueira, analista de Sustentabilidade na Fundação, o encontro aconteceu de forma on-line e foi visto por mais de 210 pessoas, com picos de audiência de 53 participantes.
Monitoramento e avaliação
Os palestrantes puderam apresentar cases das estratégias de monitoramento e avaliação de suas instituições e responder a perguntas sobre temas como coleta de dados, equidade na avaliação e abordagens avaliativas.
Em sua fala, Jonas Nogueira explicou como as ações de monitoramento na Fundação Norberto Odebrecht são feitas em conjunto com o ecossistema de ONGs parceiras na realização do Programa Social da instituição: “como parte de nossa governança participativa, o diálogo com os parceiros é a base para tudo. E quando se trata de monitoramento e avaliação, nós cocriamos, fazemos tudo em conjunto com elas. Afinal, os dados pertencem a estas comunidades e estas ONGs, então elas precisam estar junto conosco para definir indicadores e o que pode ser coletado ou não”, disse.
Já Juliana Vilhena deu recomendações valiosas a pessoas que queiram monitorar e avaliar suas iniciativas, a partir da experiência do Fundo Vale. “Muitas vezes conversamos com outras organizações e com os negócios de impacto que apoiamos sobre o desafio da mensuração. E o primeiro aprendizado que posso compartilhar é que o importante é começar – e então, ano a ano, é possível ir melhorando, incorporando mais ferramentas e aprimorando essa mensuração. Mas o ponto de partida é essencial”, comentou ela.
Além de analisar os processos envolvidos no monitoramento e avaliação de iniciativas socioambientais, Jonas e Juliana dialogaram com a audiência sobre como estas estratégias contribuem para o objetivo final: gerar impacto positivo na vida de pessoas e comunidades. Para assistir a live completa, que está disponível no LinkedIn da Fundação Norberto Odebrecht, basta clicar neste link.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!