O que é Governança Participativa?
Entenda o que significa este conceito e como ele é importante no contexto do Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht
7 de fevereiro de 2017
Entenda o que significa este conceito e como ele é importante no contexto do Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht
7 de fevereiro de 2017
A partir de hoje, iniciaremos no Diário de Bordo uma série sobre conceitos comuns ao universo da Fundação Odebrecht e instituições apoiadas através dos seus programas. Os materiais foram inspirados em postagens nas redes sociais da Fundação.
O primeiro conceito é a Governança Participativa, que nada mais é do que a atuação conjunta entre Poder Público (Governos Federal, Estadual e Municipal), iniciativa privada e sociedade civil. O Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), coordenado pela Fundação, é fruto da Governança Participativa. Essa união se formaliza em prol de um objetivo comum, superior e nobre: contribuir para a formação de uma população estruturada em unidades-família, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável.
Para a Governança Participativa realizar-se plenamente, cabe:
• ao Governo, atuar na consolidação de políticas públicas e na garantia dos direitos fundamentais. Além de viabilizar parcerias que assegurem a aplicação dos recursos públicos em ações que atendam às necessidades e prioridades da comunidade;
• às empresas privadas, a prática da responsabilidade social, realizando investimento social privado e transferindo tecnologia;
• às organizações da sociedade civil, fazer acontecer as ações com eficácia e eficiência, contribuindo para o processo de desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade da região onde atuam.
Acompanhe as ações realizadas pela Fundação Odebrecht. Siga-nos no Facebook, Instagram e inscreva-se no canal do YouTube!
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!