

Tributo ao Futuro
Desde 2004, coordenamos o Tributo ao Futuro: uma campanha que mobiliza recursos para levar mais educação para adolescentes que vivem na zona rural. Isso acontece a partir do apoio a projetos incentivados via Fundo Municipais da Infância e Adolescência (FIA) das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, ONGs parceiras na execução do nosso Programa Social.
Os recursos doados são destinados para custear o processo educativo das escolas, que beneficiam gratuitamente cerca de 350 adolescentes por ano, com impacto indireto a milhares de pessoas.
Só em 2023, o Tributo ao Futuro engajou mais de 1.700 doadores e 13 empresas, arrecadando mais de 7,4 milhões de reais.
A principal forma de captação da campanha é por meio da destinação de Imposto de Renda (IRPF), prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Funciona assim: contribuintes podem simular antecipadamente quanto terão de imposto devido e doar, ainda no ano vigente, o equivalente a 6% do valor para projetos incentivados. Na próxima Declaração do Imposto de Renda, o valor poderá ser usado como benefício fiscal, sendo restituído ou abatido do imposto a pagar.
Programas de Voluntariado
Acreditamos que o voluntariado pode ajudar a impulsionar comunidades, fortalecer organizações e transformar vidas.
Por isso, desenvolvemos e executamos programas de voluntariado que conectam pessoas com tempo e desejo de ajudar a instituições que precisam de apoio.



Desde 2021, três programas como estes já foram executados, todos em parceria com empresas: o Na Onda do Bem, juntamente com a Ocyan, atuante no setor de óleo e gás; o VOCÊ, em parceria com a OEC, empresa de construção civil; e o +Elas, junto à OR, empresa do ramo imobiliário do Grupo Novonor. As iniciativas promovem mentorias voluntárias e mutirões, realizados por integrantes das empresas, para jovens e agricultores beneficiados pelo Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht na Bahia e no Rio de Janeiro.
Os resultados alcançados demonstram o potencial de impacto. Só o Na Onda do Bem promoveu, em cerca de 5 meses, mais de 120 encontros de mentoria e mobilizou mais de 800 horas de trabalho voluntário.
Prêmio ONG Forte


O Prêmio ONG Forte é uma iniciativa da Fundação Norberto Odebrecht para capacitar e impulsionar uma organização sem fins lucrativos de Salvador (BA).”
Em sua 1ª edição, a Fundação Norberto Odebrecht prestou, gratuitamente, seu serviço de consultoria técnica para uma instituição da capital baiana, ajudando-a tornar-se mais eficiente, transparente e financeiramente sustentável. O edital foi realizado em parceria com a Fundação Maria Emília, que aportou R$25 mil reais para um projeto de educação da organização vencedora.
Cerca de 5 mil pessoas visualizaram o edital, disponível na plataforma Prosas, e 30 ONGs que atuavam com a educação e formação de crianças, adolescentes e/ou jovens se candidataram à premiação oferecida. Após 8 semanas de cuidadosa avaliação, realizada por 4 comissões especializadas, o 1º Prêmio ONG Forte teve como vencedora a Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia.
Seja um
Parceiro da
Fundação
Juntos, podemos desenvolver projetos socioambientais e fortalecer sua atuação ESG.
Envie suas informações que entraremos em contato.