PDCIS

Criado em 2003, é constituído de soluções que fortalecem a agricultura familiar em harmonia com o meio ambiente. Executadas de forma integrada, essas ações impulsionam o crescimento econômico nas regiões onde são aplicadas, incentivando a vocação das comunidades beneficiadas e levando oportunidades para jovens e suas famílias.
Esta tecnologia é colocada em prática por meio de seis frentes de atuação:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Conservação
Ambiental

Desenvolvimento
Econômico

Inovação e
Tecnologia

Cidadania e
Governança

Coesão e
Mobilização Social
Já nossas parceiras implementam as ações estipuladas, estimulam a organização e a mobilização social em torno do PDCIS e asseguram o fluxo de comunicação dos resultados gerados.
Outra marca do Programa é a criação de uma rede entre a sociedade civil organizada, o poder público e a iniciativa privada, a chamada governança participativa. Estes agentes passam a atuar de forma colaborativa em torno do desenvolvimento territorial sustentável – assim, as mudanças geradas pelas ações socioambientais podem se perpetuar e combater profundamente a pobreza e a desigualdade nestas regiões.
Onde está oPDCIS?


Há 20 anos, o PDCIS foi concebido no Baixo Sul da Bahia, território de identidade no qual segue sendo implementado. A partir da experiência construída em conjunto por nós, por nossas ONGs parceiras e pelas comunidades beneficiadas, foi nesta região que surgiram as práticas que embasam todos os nossos programas e projetos. No Baixo Sul da Bahia, o PDCIS é executado em parceria com quatro organizações: três escolas de Ensino Médio integradas a cursos técnicos: Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN); e uma ONG voltada à conservação ambiental e produtiva, a Organização de Conservação da Terra (OCT).


Desde 2021, passamos a implementar práticas do PDCIS em uma comunidade de agricultores familiares de Macaé: o Vale do Sana. Mobilizados pela Ocyan, empresa de óleo e gás do Grupo Novonor, nos associamos a organizações locais e ao poder municipal para levar capacitações que estão fortalecendo o potencial agrícola da região, trazendo mais qualidade de vida às famílias. Em Macaé, o PDCIS é executado em parceria com a Ocyan (investidor social), a Prefeitura de Macaé e Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF-SANA).
Números deImpacto
19.000
pessoas beneficiadas
em 2 estados brasileiros
221
comunidades
de 20
municípios atendidos
337 jovensem formação, sendo mais de
2 mil alunosformados desde 2005
Desde 2012, já foram
454 nascentesrecuperadas
67 hectaresde áreas preservadas. Desde 2012, mais de
12 mil hectaresde mata nativa foram conservados
Mais de 4 milprojetos produtivos implantados desde 2011 por estudantes das escolas rurais
Desde 2012, já foram mais de
550 mil árvores plantadas
1.268 kits de higiene
pessoal entregues e 205
crianças beneficiadas
com ações de nutrição em 2023
313 sistemas de potabilidade
da água e 114 Fossas Sépticas
Ecológicas instaladas em 2023
Com a palavra,os beneficiários


Como implementaro PDCIS em sua região
Entre em contato conosco no formulário abaixo. Juntos, podemos criar projetos inspirados no PDCIS para seu bairro, cidade ou estado.