Notícias

Obras para restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo são iniciadas

Após reformado, local será palco para apresentações culturais de remanescentes quilombolas

12 de janeiro de 2010

No dia 9 de janeiro, durante a abertura das comemorações pelos 400 anos da Vila Nossa Senhora do Rosário, em Cairu (BA), foi iniciada a obra de restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo. A iniciativa irá beneficiar, entre outros, as comunidades remanescentes de quilombos, já que uma vez reformado, o local servirá de palco para apresentações culturais.

Os recursos, no valor de 2,8 milhões, foram adquiridos pela parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), o Ministério da Cultura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A conclusão das obras da primeira etapa, correspondente à recuperação da muralha, está prevista para novembro de 2010.

Em 2009, o Ides foi parceiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na criação de um selo de identidade para produtos oriundos de comunidades quilombolas de todo o Brasil. A ideia é fortalecer uma rede que proteja esses produtos, garantindo justa distribuição de renda para as famílias.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!