Ocyan e Fundação Norberto Odebrecht assinam memorando para reaplicar o PDCIS
Organizações dão primeiro passo para implementar Programa Social em Macaé, no RJ
15 de julho de 2021
Organizações dão primeiro passo para implementar Programa Social em Macaé, no RJ
15 de julho de 2021
Na última segunda-feira (5), o legado de Norberto Odebrecht se fortaleceu ainda mais. Isso porque a data marcou a assinatura de um memorando de intenções entre a Fundação Norberto Odebrecht e a Ocyan, visando a reaplicação do PDCIS, o programa social criado e coordenado pela Fundação, desde 2003, no Baixo Sul da Bahia. O acordo foi o primeiro passo das tratativas para implementar o PDCIS em Macaé (RJ), região onde atua a empresa, que faz parte do Grupo Novonor. Agora, com a assinatura do documento, o compromisso de expandir esta tecnologia social de impactos comprovados e promover o desenvolvimento sustentável em outras regiões de vulnerabilidades chega mais próximo da realidade.
“A assinatura do memorando é um grande marco para a expansão de nossa atuação por meio do nosso programa social”, diz Fabio Wanderley, superintendente da Fundação. “O PDCIS é uma tecnologia social que deixa impactos reais e comprovados nas regiões onde é aplicado. Por isso, estamos muito felizes em podermos manifestar intenções em reaplicar este modelo em Macaé e cooperar com a agenda de Environmental, Social and Governance (ESG) da Ocyan”, completa.
Nir Lander, Diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan, ressalta que a empresa, por meio da sua área de Sustentabilidade, está reestruturando seu programa de responsabilidade social para deixá-lo mais amplo. “Queremos contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região em que atuamos, estabelecendo relações sólidas com as comunidades locais”, conta. Para Lander, que também é membro do Conselho de Curadores da Fundação, o PDCIS se conecta a este objetivo. “O programa social da Fundação Norberto Odebrecht é uma referência para quem tem o objetivo de causar um impacto duradouro em uma região e está alinhado com a estratégia de sustentabilidade da Ocyan. Agora, poderemos trabalhar juntos para convergir nossos objetivos e discutir a aplicação do programa para desenvolver de forma sustentável a região de Macaé”, reforça.
Os esforços para a reaplicação do PDCIS acontecem a partir da sistematização do Programa Social, concluída em 2020 pela Fundação Norberto Odebrecht. Com a criação do documento (clique aqui para acessar a versão de visibilidade), a organização reuniu um arcabouço de estratégias, conceitos e práticas para embasar a realização do PDCIS em outras regiões de vulnerabilidades. A publicação permite o compartilhamento de soluções que atendam investidores sociais, gestores públicos e instituições privadas interessados em reaplicar o Programa Social, a exemplo da Ocyan.
Programa com impactos comprovados:
Em uma avaliação de impacto realizada por uma consultoria externa em 2018, foi identificado que as famílias e jovens beneficiários do PDCIS:
- Reduziram em 65% a dependência do programa Bolsa Família
- Têm uma participação mais ativa junto a suas famílias, comunidades, cooperativas e associações e mais sonho de empreender
- Têm menos intenção de sair da propriedade
- Têm uma taxa de desocupação quase 50% menor que a registrada no estado
- São menos propensos a realizar queimadas
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!