Diário de Bordo

Plataforma traz dados sobre a conservação da Mata Atlântica por município

O aplicativo permite que o usuário tenha acesso a informações como o total de área verde e a taxa de desmatamento das cidades pesquisadas

5 de fevereiro de 2018

Fragmento de área de Mata Atlântica no Baixo Sul da Bahia

Você sabia que nos municípios baianos de Igrapiúna, Ibirapitanga, Presidente Tancredo Neves e Nilo Peçanha ainda há áreas remanescentes de Mata Atlântica? A plataforma “Aqui Tem Mata?”, uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi criada com o objetivo de informar o público sobre o estado de conservação de florestas, mangues e restingas desse bioma. O aplicativo, que funciona como uma ferramenta de busca, permite que o usuário pesquise pelo nome de um município e, a partir de mapas, gráficos e textos, encontra dados sobre a Mata Atlântica na região.

Além disso, o site dá informações como a população da cidade pesquisada, o total de área verde, áreas das unidades de conservação, bacias hidrográficas e ainda a taxa de desmatamento.

Ao pesquisar pelo município de Nilo Peçanha, onde fica a Casa Familiar Agroflorestal, por exemplo, descobrimos que, em 2016, lá havia 16.081 hectares (ha) de Mata Atlântica, o que equivale a 862 campos de futebol e representa cerca de 40% da Mata Atlântica original da localidade. Na cidade, há 13.038 ha de Mata, 1.296 ha de Mangue, além de Restinga Arbórea, Restinga Herbácea, Vegetação de Várzea e Carcinicultura Salínas.

O aplicativo lista cada bioma de Mata Atlântica encontrado no município buscado. Em Nilo Peçanha, por exemplo, há seis diferentes.

A base de dados da plataforma conta com informações de 3429 municípios, todos em que o bioma já existiu. O mapa só contabiliza áreas que tenham pelo menos três hectares contínuos preservados. áreas urbanas menores, como parques, mesmo que tenham Mata Atlântica, não são mostradas no aplicativo.

O projeto também oferece um guia rápido para escolas, com informações sobre a do ecossistema, as unidades de conservação e a importância de um consumo consciente, por exemplo.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!