Projeto Cultura da Mediação na Escola dá início às atividades de 2016
A iniciativa é realizada pelo Instituto Direito e Cidadania e conta com o apoio do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht
13 de abril de 2016
A iniciativa é realizada pelo Instituto Direito e Cidadania e conta com o apoio do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht
13 de abril de 2016
As primeiras atividades do Projeto Cultura da Mediação na Escola, que este ano será realizado no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura, no município de Presidente Tancredo Neves (BA), já começaram. Apoiada pelo Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, e executada pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC), que integra o Programa PDCIS, também coordenado pela Fundação Odebrecht, a iniciativa busca disseminar a teoria e a prática da mediação de conflitos no ambiente escolar, com o intuito de educar o adolescente para a resolução e prevenção de conflitos de forma pacífica e a convivência harmônica nos diferentes ambientes sociais.
No dia 23 de março, uma oficina com 19 educadores sobre o tema “Comunicação Não Violenta” abriu os trabalhos. Os participantes foram orientados a partir de uma proposta metodológica com base na construção coletiva de ações culturais, educativas e participação ativa dos atores da rede escolar. Para a professora Maria do Amparo Mendes, a ação foi bastante esclarecedora e contribuiu para mudanças em seu comportamento. “O projeto é muito interessante, veio em um momento que estávamos precisando. Temos que usar uma comunicação não violenta e mudar nossa postura não só em sala de aula, mas também em casa”, disse.
Já no dia 28 de março, foi realizado o primeiro seminário interativo do projeto, com o objetivo de apresentar a proposta da iniciativa, além de dar as boas-vindas aos alunos e professores do Colégio. O momento contou com a participação de 478 pessoas, como o estudante do 8º ano, Dyego de Jesus Morais, que falou sobre a relevância da comunicação. “O seminário foi muito interessante. Espero obter novos aprendizados, sobre o comportamento e comunicação com os nossos colegas, o que é muito importante na fase da adolescência”, afirmou.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!