Seminário de Educação do Campo reúne representantes das Casas Familiares e Casa Jovem
Encontro faz parte do Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino ligadas ao PDIS
15 de abril de 2011
Encontro faz parte do Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino ligadas ao PDIS
15 de abril de 2011
Promover o desenvolvimento sustentável, discutir e trocar experiências foram os principais propósitos do Seminário de Educação do Campo. O evento, organizado pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Baixo Sul da Bahia (Arcafar-BS), foi realizado no dia 15 de abril no auditório do Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ).
O encontro reuniu representantes das Casas Familiares de Igrapiúna, Presidente Tancredo Neves e Nilo Peçanha além de professores e gestores do CECJ. Teve como palestrante o Coordenador de Educação do Campo da Secretaria da Educação da Bahia, Lindomar Araújo. A exposição buscou esclarecer melhor o tema e proporcionou um rico diálogo entre os participantes. “O seminário nos capacitou para entender, dentre outros assuntos, as políticas públicas voltadas para a educação do campo”, afirma Daniela Reis, professora e articuladora do Curso Técnico de Agroecologia do CECJ.
Ainda no mesmo dia, a engenheira florestal Jandaíra Moscal apresentou o trabalho que desenvolve nas comunidades quilombolas do Paraná e sua atuação como voluntária no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Este seminário fez parte do Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), instituído pela Fundação Odebrecht. As atividades desta ação estão sob a coordenação da Assessora Pedagógica Joana Almeida.
Encontro com jovens
Antes de proferir sua palestra, o professor Lindomar conheceu as instalações da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), onde teve a oportunidade de conversar com os alunos sobre a importância da educação no âmbito da formação política, social e econômica. “A prática da Pedagogia da Alternância possibilita ao jovem do campo seguir os seus estudos, profissionalizar-se, e, assim, contribuir com seu trabalho, aplicando o conhecimento na propriedade familiar”, reitera Lindomar.
Como resultado dessa experiência, será realizado, em parceria com Diretoria Regional de Educação (Valença) e a CFR-PTN, um seminário estadual para debater a implementação das Diretrizes Operacionais da Educação do Campo no Estado. Previsto para julho deste ano, o evento trará como principal proposta estabelecer os marcos referencias na legislação educacional que assegurem a educação em meio rural como política pública.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!