Diário de Bordo

Seminário Integrado de Educação Profissional é realizado em Igrapiúna

O SIEP foi criado em 2013 como uma forma de possibilitar a troca de experiências e saberes entre estudantes e monitores das Casas Familiares Rurais

10 de junho de 2015

Foi realizado, no dia 29 de maio, na Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), o Seminário Integrado de Educação Profissional – SIEP das Casas Familiares Rurais que fazem parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht, através do PDCIS – Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade. O SIEP foi criado em 2013 como uma forma de possibilitar a troca de experiências e saberes entre estudantes e monitores das diferentes Casas por meio de seminários realizados para cada ano de formação. Nesta edição, alunos do terceiro ano abordaram o tema “Projeto de Vida e Sustentabilidade” e discutiram assuntos que estão em debate no mundo, como os anos do Solo e da Luz, instituídos pela Unesco para 2015.

Divididos em grupos, os alunos da CFR-I, Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) e Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) utilizaram os elementos da natureza para apresentar, em forma de paródias e dramatizações, os resultados de produções textuais feitas sobre o tema do SIEP. Segundo a jovem Edichelli da Hora, 17 anos, estudante da CFR-I, o evento promove a aproximação não apenas física, mas de realidades e experiências diversas. “Ouvir depoimentos de outros colegas nos motiva e nos faz perceber que estamos no caminho certo”, diz. A preparação para o SIEP começa no início do ano, quando os jovens já começam a trabalhar as temáticas. Entretanto, segundo Joana Almeida, coordenadora educacional da Fundação Odebrecht, “trata-se de um caminho trilhado ao longo de toda a formação e que não se encerra no Seminário, os acompanha para o futuro”. 

Leandro Ramos, prefeito de Igrapiúna, participou do encontro e falou sobre a importância dos SIEPs, destacando que as Casas Familiares Rurais são um modelo que deve ser repassado. “é perceptível que essas instituições pensam na educação formal e também promovem a educação para a vida. Os jovens têm a oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora, que deve ser multiplicada”, afirmou. Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, declarou como é importante os jovens abraçarem as oportunidades, focadas em uma visão de futuro sustentável. “Aliados à sustentabilidade, esses jovens demostram que estão formatando seus projetos de vida. é muito bom saber que estão prontos para construir uma sociedade cada vez mais digna e justa”, disse. Também estavam presentes no evento a Presidente da Associação CFR-I, Maria Nilza, a Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Igrapiúna, Etelvina Andrade, o Presidente da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia, Raimundo dos Santos, além dos diretores e monitores das três instituições de ensino.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!