Notícias

Todos pela Alfabetização promove atividades para fortalecer identidade quilombola

Intenção é contribuir com o aprimoramento da leitura e da escrita, além de incentivar a conservação das tradições cultiurais

5 de maio de 2010

Para complementar as atividades oferecidas pelos educadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), está em andamento o Projeto Valorizando as Heranças Quilombolas. A iniciativa beneficia jovens e adultos que não tiveram acesso à alfabetização, das comunidades remanescentes de Boitaraca e Jatimane, localizadas em Nilo Peçanha (BA) e Lagoa Santa, em Ituberá (BA).

O projeto pretende contribuir com o desenvolvimento da leitura e da escrita, fortalecer as identidades culturais e ressaltar a importância de conservar as tradições. Para isso, oficinas de contação de histórias estão sendo realizadas. Estas são chamadas de Círculos de Cultura, em que membros mais velhos relatam suas experiências, com o apoio de profissionais.

Os primeiros encontros aconteceram nos municípios de Igrapiúna e Nilo Peçanha entre os meses de março e maio. As próximas oficinas estão previstas para 08.06; 13.07; 10.08 e 21.09, em Igrapiúna. E 09.06; 14.07; 11.08 e 22.09, em Nilo Peçanha.

Outras ações também estão sendo desenvolvidas em paralelo com as atividades do Topa. 

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!