Tributo ao Futuro: confira os resultados da campanha 2014
Programa social da Fundação Odebrecht bate recordes de número de investidores e de arrecadação em 2014
19 de maio de 2015
Programa social da Fundação Odebrecht bate recordes de número de investidores e de arrecadação em 2014
19 de maio de 2015
O Tributo ao Futuro, Programa da Fundação Odebrecht, busca transformar a realidade de crianças e adolescentes ao possibilitar o financiamento de projetos educacionais. Na campanha de 2014, mais de 10.000 colaboradores da Organização Odebrecht e empresas parceiras foram mobilizados e contribuíram com o Programa a partir da destinação de parte do Imposto de Renda e/ou por meio de doações. O aporte de recursos este ano, superior a R$ 5,8 milhões, é realizado através dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
Para o Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Eduardo Odebrecht de Queiroz, “com a marca expressiva da campanha do último ano, crianças e adolescentes diretamente beneficiados pelo Programa Tributo ao Futuro terão oportunidade de acesso à educação contextualizada pelo trabalho, desenvolvendo-se integralmente como seres humanos e contribuindo para a transformação social de suas comunidades e das futuras gerações”. Desde a sua criação, em 2004, já foram arrecadados mais de R$ 28 milhões.
Entre os projetos apoiados, o Programa Tributo ao Futuro contribui com iniciativas como as executadas pelo Instituto Direito e Cidadania, que monitora planejamentos e políticas públicas visando a garantia dos diretos humanos da criança e do adolescente. Outro exemplo é o Projeto Educativo-Produtivo (PEP), executado pelas Casas Familiares Rurais, instituições que fazem parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade – PDCIS. As Casas Familiares são associações civis e estão voltadas para a educação com foco na realidade do campo e na formação de adolescentes empresários rurais.
Atualmente, o projeto alcança mais de 4.500 pessoas direta e indiretamente, a exemplo de Jean Rangel, aluno do terceiro ano da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves. Com o apoio da família, ele implantou cerca de 3,5 hectares de banana tipo terra, 1 hectare de aipim e 2 hectares de mandioca. Seu desejo agora é alcançar a sustentabilidade sem sair da sua comunidade. “Com os lucros obtidos pelas áreas produtivas, quero continuar produzindo de forma harmônica, reinvestindo para garantir a nossa permanência no campo, com qualidade”, afirma.
Segundo a Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, Graciela Mends Ribeiro Reis, a expectativa para a campanha em 2015 é a de ampliar ainda mais o número de beneficiados diretos e indiretos do Programa para transformar a vida de crianças, adolescentes e suas famílias, inseridas em suas comunidades. “Realizar este desafio implica em intensificar a mobilização de integrantes em torno da transformação social por meio de ações sinérgicas e bem coordenadas entre os parceiros”, afirma.
Invista na transformação social!
Contribuintes brasileiros de IR (Pessoas Físicas) que fazem Declaração de Ajuste Anual por meio do formulário completo podem destinar até 6% do imposto aos projetos apoiados pelos FMDCAs via Tributo ao Futuro. Os participantes têm direito ao Benefício Fiscal: dedução ou restituição do valor destinado. Também é possível que Pessoas Jurídicas contribuam até 1% do IR devido, desde que declarem com base no lucro real, podendo abater 100% do valor na parcela do imposto a pagar. Aqueles que declaram o IR a partir do formulário simplificado ou são isentos também podem contribuir para a formação de crianças e adolescentes com a doação de qualquer valor no período de arrecadação anual, que começa em agosto.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!