Notícias

Trocas de experiências e visões de futuro são compartilhadas entre jovens do Baixo Sul da Bahia

II Seminário Integrado de Educação reuniu estudantes do 3º ano das Casas Familiares Rurais

9 de junho de 2014

Mais de 90 jovens se reuniram para discutir o papel da educação no alcance da sustentabilidade e projetos de vida durante o II Seminário Integrado de Educação Profissional, que aconteceu na Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I). Na ocasião, os educandos que estão no último ano de formação das três Casas Familiares localizadas no Baixo Sul da Bahia – Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) e CFR-I -compartilharam suas histórias e conheceram a trajetória de jovens egressos das instituições de ensino.

Tamires Oliveira, 17 anos, moradora da comunidade São Benedito, localizada no município de Nilo Peçanha (BA), descreveu o momento como de suma importância para o seu crescimento. “Hoje tive acesso a muitas informações que vão somar e me dar suporte para decidir o que quero para o meu futuro”, disse. Estudante da Cfaf, a jovem conta que quer desenvolver um trabalho de capacitação na comunidade onde vive. “Quero ensinar como podemos ser sustentáveis e replicar o que aprendi nos três anos de formação”.

Jovens se reuniram durante evento para trocar experiências de vida

Os Diretores das instituições de ensino debateram sobre empresariamento rural, agricultura e a importância do cooperativismo. Entre discussões e atividades práticas, Hilton Luan, 17 anos, morador do município de Presidente Tancredo Neves e estudante da CFR-PTN, compartilhou sua história de vida. “Eu era um jovem desacreditado e quero servir de exemplo para quem está presente aqui. Somos todos capazes, precisamos lutar por nossos sonhos”. Segundo ele, o evento é uma reunião dos jovens que não vivem a mesma realidade, mas compartilham o mesmo momento de vida.

“Minha família não queria que eu participasse do projeto e esse foi o meu maior desafio. Hoje eles se orgulham de mim e todas as dificuldades me ajudaram a crescer”, contou Rafaela Silva, moradora da comunidade de Búzios, em Nilo Peçanha, durante sua apresentação no II Seminário. Sobre sua visão de futuro, a estudante da CFR-I contou que pretende continuar em sua comunidade e se tornar uma multiplicadora de conhecimento.

Os monitores das Casas Familiares Rurais também marcaram presença no Seminário

Antônio Filho, ex-aluno da CFR-I e atual conselheiro da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), falou sobre suas experiências, desafios e conquistas nos últimos anos. “Acreditem no campo, a agricultura é viável, desde que vocês tracem metas e saibam onde querem chegar” incentivou.

“Espero que todas as discussões e lições aprendidas neste dia não fiquem apenas aqui, mas que os jovens reflitam, levem para casa e compartilhem com suas famílias e comunidades”, finalizou Robson Kisaki, Diretor da CFR-I.

As Casas Familiares Rurais fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht com o apoio de parceiros públicos e privados.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!