Uma revolução silenciosa
Com um pouco de criatividade e muita força de vontade, grupo de jovens está unindo forças para mostrar que um gesto vale mais do que mil palavras.
29 de setembro de 2009
Com um pouco de criatividade e muita força de vontade, grupo de jovens está unindo forças para mostrar que um gesto vale mais do que mil palavras.
29 de setembro de 2009
Com um pouco de criatividade e muita força de vontade, um grupo de jovens de Presidente Tancredo Neves (BA) está concretizando um desafio ao promover rodas de leitura com quem não pode ouvir. A ideia surgiu quando multiplicadoras do Círculos de Leitura começaram a aplicar a metodologia do projeto em duas escolas do município. Junto, veio o desafio de incluir oito alunos com deficiência auditiva.
As jovens Geiane Macedo e Déborah Santana estão responsáveis por coordenar a experiência até então inédita para elas. Para dar voz às letras, foi preciso pedir ajuda a professora Maria Aparecida, especialista em linguagem de sinais, que dá aulas no Colégio Municipal Aécio Neves, onde os Círculos estão sendo aplicados. Aparecida reconhece que é um desafio para todos, mas que os alunos já evoluíram consideravelmente. “Eles se envolvem bastante e já sabem explicar pequenos textos”, relata.
Para as multiplicadoras, os alunos especiais precisam de oportunidades para mostrar sua capacidade, pois o potencial existe, faltando apenas condições para desenvolvê-lo. “O mais importante é o jovem descobrir que ele é capaz”, defende Geiane.
A nova experiência é uma fase de descobertas. Até mesmo para o Instituto Fernand Braudel, parceiro na execução do projeto apoiado pelo Tributo ao Futuro, e está de olho no pioneirismo da iniciativa. A expectativa é que esta ação possa ser replicada em outros locais onde o projeto atua.
Estes jovens com necessidades especiais ouvem com as mãos. Neste sentido, o projeto Círculos de Leitura atua como uma revolução silenciosa: todos unem forças para mostrar que um gesto vale mais do que mil palavras.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!