Notícias

Veja a história de Clécia de Jesus

Adolescente é beneficiada pelo PDCIS, Programa Social que recebe as doações da campanha do Tributo ao Futuro

3 de dezembro de 2020

Para Clécia de Jesus, desenvolver seus primeiros negócios no campo significa se tornar uma jovem empreendedora e independente. Aos 16 anos, a adolescente cursa o 3º ano do Ensino Médio na Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), escola rural parceira da Fundação Odebrecht na realização do PDCIS, Programa Social da instituição. 

Por meio do Tributo ao Futuro, é possível contribuir para a formação de adolescentes como Clécia

Na escola, Clécia aprende toda base curricular exigida pela Secretara de Educação e pelo Ministério da Educação com aulas teóricas e práticas voltadas à realidade do campo. Influenciada pelo irmão a ingressar na CFAF, a adolescente conta que o ensino de qualidade foi o que a motivou a participar do processo seletivo da escola. “A entrada na Casa Familiar despertou em mim o desejo de permanecer no campo e aprender novas práticas para melhorar cada dia mais as nossas vidas”, conta.

Na comunidade da Liberdade, no município baiano de Nilo Peçanha, Clécia mora com a família e cultiva cacau, cupuaçu, banana, guaraná, cravo e hortaliças. Recebendo uma educação técnica aplicada à agricultura, a jovem está se capacitando e implementando novos manejos nas áreas produtivas da família. “Por ser filha de pequeno agricultor, considero que estudar na Casa Familiar foi uma das minhas melhores decisões. Aprendi novas práticas agrícolas e passei a dar mais valor à minha realidade”, afirma a estudante.

Na CFAF, Clécia estuda seguindo o modelo da Pedagogia da Alternância: uma semana em tempo integral na escola, com aulas práticas e teóricas, e duas semanas na propriedade da família, aplicando o que aprendeu e compartilhando conhecimento com sua comunidade. Em 2020, no entanto, com a pandemia do novo coranavírus, a jovem precisou se adaptar à quarentena e ao estudo remoto. “Minha família está cumprindo a quarentena, de forma correta, e torcendo para isso tudo passar”, explica.

“Estou realizando minhas atividades em casa e as minhas ações multiplicadoras têm sido feitas com a minha família. A CFAF está sendo essencial nesse momento de pandemia, pois os professores estão dando todo auxílio aos alunos e estão sempre de prontidão para tirarem as dúvidas”. Além do apoio para seguir realizando as atividades educacional, Clécia também recebeu cestas básicas, álcool em gel, máscaras e kits de higiene para ajudar a enfrentar o período de pandemia. Doados pela Fundação Odebrecht e por suas instituições parceiras, os itens vêm contribuindo para que a família siga combatendo a Covid-19.

Para a jovem, construir seu futuro é também possibilitar que outras pessoas possam alcançar o crescimento. “Quero poder ser uma referência para outros agricultores da minha região”, aspira Clécia. “Meu maior sonho é me tornar uma agricultora, poder ajudar no desenvolvimento da minha comunidade e construir uma associação”, planeja.

Clécia é uma das adolescentes beneficiadas pelo Tributo ao Futuro. Você pode fazer uma doação em qualquer valor para a campanha e contribuir para a formação dessa jovem. Clique aqui e participe!

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!