Diário de Bordo

Veteranos das Casas Familiares começam aulas práticas de 2015

As atividades complementam a formação teórica dos jovens ensinada em sala de aula

5 de fevereiro de 2015

Na primeira semana de alternância da turma do 2º ano da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, que teve início no dia 26 de janeiro, os jovens trabalharam com o tema Mecanização Agrícola. O jovem Claudilson Silva Santos, 16 anos, da comunidade de Mata do Sossego, afirmou que a aula foi muito importante, já que ele deseja implantar um Projeto Educativo Produtivo – PEP de pupunha e sua área será mecanizada. “Pude observar como é a forma correta de manusear os tratores e de acoplar os implementos. Esses conhecimentos adquiridos vão me ajudar na tomada de decisão junto com o tratorista no momento do preparo da área”, afirmou.

Na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, os jovens do 2º ano de formação do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio realizaram uma visita técnica a uma fazenda da região, com o objetivo de proporcionar integração teórico-prático sobre sanidade animal. Durante a visita, os estudantes puderam observar práticas de controle sobre doenças virais, bacterianas e de endo-ectoparasitas em bovinos, ovinos, caprinos e equinos. “A aula prática é essencial para o nosso aprendizado, é a concretização da teoria vista em sala de aula”, contou a aluna Zenilda Costa.

Já na Casa Familiar Agroflorestal, o tema da 31ª Alternância foi Manejo Florestal – Fitologia e Entomologia. Os alunos do 3º ano de formação desenvolveram com os monitores aula prática sobre a produção de defensivos naturais que não agridem o meio ambiente. Ao final, fizeram apresentações em grupo sobre diversas espécies de insetos e suas classificações. “Após essa aula pude perceber que posso utilizar os conhecimentos na minha unidade-família e comunidade, conscientizando sobre o uso dos produtos naturais no trato com a lavoura” afirmou Patrícia Nascimento, jovem da comunidade de São Benedito.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!