Vivenciando o presente e o futuro
Estudantes de jornalismo participam de visita a instituições que integram o Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht
23 de novembro de 2016
Estudantes de jornalismo participam de visita a instituições que integram o Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht
23 de novembro de 2016
Durante os dias 16 a 18 de novembro, dez futuros jornalistas participantes do programa Correio de Futuro, do jornal baiano Correio*, puderam vivenciar na prática as quatro frentes de atuação da Fundação Odebrecht através das iniciativas que integram o Programa PDCIS. Primeiro, com apresentação sobre a essência e programas da instituição, realizada por equipe da Fundação que visitou as instalações do Correio* em Salvador e conversou com os jovens, e nos demais dias, quando o grupo partiu para a região do Baixo Sul da Bahia.
A conservação do meio ambiente foi sentida através dos olhos e depoimentos de agricultores familiares apoiados pela Organização de Conservação da Terra (OCT), a exemplo de Elizeu de Oliveira. Ele mostrou como preparou uma biocalda natural que elimina o uso de agrotóxicos e a área aonde serão plantadas árvores que irão recuperar a nascente de sua propriedade. Da mesma forma, pequenos produtores associados à Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) conversaram sobre as transformações ocorridas em suas vidas por meio da educação aliada ao trabalho e renda.
Para a professora e jornalista Barbara Souza, que acompanhou a visita, a viagem foi enriquecedora para os futuros profissionais da área e também uma prova de que há um Brasil que dá certo. “é muito bom ver de perto essa experiência que pensa a sustentabilidade em todos os sentidos. E essa vivência para o jornalista em formação é muito importante, até para derrubar o estereótipo de que no interior encontramos um homem do campo que parou no tempo. Muito pelo contrário, eles são visionários, empreendedores do futuro”, disse.
As vertentes da educação e cidadania também foram mostradas na prática para os visitantes. Eles conheceram alunos do terceiro ano da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), que contaram suas histórias de vida na agricultura e como estão sendo formados enquanto jovens empresários rurais, além de beneficiários de projetos do Instituto Direito e Cidadania (IDC). Desde 2004, o IDC contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a partir do exercício da cidadania e com acesso a políticas públicas.
Segundo a estudante da Faculdade Social da Bahia, Vanessa Brunt, foi possível visualizar a conexão que existe entre as instituições visitadas e como o trabalho realizado é impactante. “No exercício do jornalismo, sempre somos surpreendidos porque lidamos com a realidade como ela é. Chegar aqui e observar que tudo se conecta como uma teia nos dá uma visão muito ampla do que está sendo conquistado. Fiquei emocionada por ver que cada detalhe aqui impacta todo o planeta’, afirmou.
Sobre o Correio de Futuro
Com apoio da Odebrecht S.A, o programa busca promover o treinamento da prática jornalística, reconhecido como extensão universitária, e atuar como um laboratório de inovação na busca de linguagens para plataformas tradicionais e novas. A iniciativa já está em sua 11ª turma.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!