Você sabe o que é ESG?
Sigla se refere à importância de fatores ambientais, sociais e de governança para a construção de um mundo melhor
9 de fevereiro de 2021
Sigla se refere à importância de fatores ambientais, sociais e de governança para a construção de um mundo melhor
9 de fevereiro de 2021
Oriunda do termo em inglês Environmental, Social and Governance, a sigla ESG está ligada a três conceitos importantes tanto no contexto do Terceiro Setor quanto no mundo empresarial: meio ambiente, social e governança. Cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, a expressão se refere às melhores posturas de empresas nesses três fatores, sendo ainda um critério relevante para o mercado financeiro e de investimentos.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela consultoria BGC, organizações que adotam boas práticas ambientais, sociais e de governança notam impactos positivos significativos, como maior lucratividade e valor de mercado.
Segundo Louise Franco, responsável por Sustentabilidade na Fundação Norberto Odebrecht, os critérios de ESG – ambiental, social e governança – podem ser utilizados para mensurar indicadores de um negócio. “A agenda dos ESG ganhou força no Brasil em 2020, colocando luz às práticas de empresas para o desenvolvimento de ações com foco no meio ambiente, como neutralização de carbono; nas pautas sociais, como inserção de políticas de diversidade; e nas melhores ferramentas de gestão, como foco em transparência e compliance. Os investidores, portanto, estão cada vez mais atentos a esses critérios”, explica.
Qualificação
Os critérios de ESG também são aplicados no contexto do Terceiro Setor, guiando uma atuação ainda mais alinhada com os compromissos globais e também às premissas dos investidores sociais – segundo a consultoria especializada Climate Change and Sustainability Services, da Ernest Young, os ESG são determinantes na tomada de decisão dos investidores.
Na Fundação Norberto Odebrecht, a inserção nesse universo começou com a qualificação da equipe. Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação Odebrecht, comenta como é importante aprofundar conhecimentos acerca do tema. “Nossa equipe está se qualificando. Dessa forma, buscamos promover maior alinhamento entre a atuação da Fundação e as práticas empresariais e de investimento de ESG de parceiros e investidores que utilizam esses critérios na tomada de decisões dos seus negócios”, explica.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!